RIRSEP – Rede Ibero-americana de Responsabilidade Social para pequenas e médias empresas

Objetivo

O objetivo geral é promover fontes e processos de pequenas inovações nas pequenas e médias empresas (PME) ibero-americanas com o propósito de fortalecer a sua competitividade através de estratégias de responsabilidade social empresarial.

Objetivos específicos

Desenhar um modelo para caracterizar as pequenas e médias empresas ibero-americanas no que se refere à metodologias, ações, fatores facilitadores e obstáculos às práticas de responsabilidade social empresarial, que permita a determinação de uma linha base das empresas participantes.

Desenhar e implementar um modelo de responsabilidade social empresarial com o propósito de fortalecer a capacidade de inovação nas empresas pertencentes à rede.

Desenhar um sistema de avaliação, ação e controle para o melhoramento contínuo na gestão de responsabilidade social empresarial.

Sistemizar as experiências de aprendizagem incremental e inter organizacional das empresas vinculadas à rede para o fortalecimento da sua competitividade.

Viabilização

O projeto de criação da rede RIRSEP foi apresentado no edital de 2015 do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) em uma das linhas de pesquisa disponíveis nessa instituição, denominada: “innovacion ligera: Condiciones e procesos para generar cambios no tecnológicos em productos y precesos” com o propósito maior de enfatizar a importância de um tipo particular de inovação que se pode chamar de pequena inovação (innovacion ligera, soft innovation, frugal innovation, hidden innovation, etc).

Nesse edital constam os principais itens do projeto oportunamente apresentado à CYTED e que foi aprovado por essa instituição para ser financiado por 4 anos.

Composição da rede RIRSEP

A rede RIRSEP é composta por grupos de pesquisa de 8 países pertencentes às seguintes universidades: Universidade Gerardo Barrios (El Salvador), Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), Universidade Simón Bolivar (Colômbia), Universidade de Quindio (Colômbia) Universidade ORT (Uruguai), Pontifícia Universidade Católica Madre y Maestra (Republica Dominicana), Universidade de Alecante (Espanha), Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade de Tula-Tapeji (México) e Universidade Nacional do Litoral (Argentina).

A rede é coordenada pelo Prof. Carlos Esperanza da Universidade Gerardo Barrios com sede em El Salvador.

O grupo de pesquisa brasileiro, sediado na UFSC, é representado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU, sob a coordenação do
Prof. Pedro Antônio de Melo
(pedro.inpeau@gmail.com) e