A Universidade e a Pandemia

Fonte da foto: Arquivo pessoal

Por Daniel Nascimento-e-Silva e Dauana Berndt Inácio

Você já parou para pensar sobre o papel que a Universidade Pública tem para com a sociedade? Pois bem! Nos últimos meses muito se tem discutido sobre o papel e a importância das Universidades, tanto no cenário nacional, quanto internacional. É sabido que as universidades têm grande peso no quesito da ciência e da pesquisa. A Universidade sempre foi um local privilegiado para conhecer o mundo e apresentar soluções para ele. Não é por acaso, então, que ela acabe sendo cobrada pela sociedade quando aparecem problemas graves, como é o caso da pandemia do Coronavírus.

Fonte da foto: Arquivo pessoal

Ao longo de centenas de anos, as universidades vêm pensando e desenvolvendo reflexões e soluções para a sociedade como um todo. São estudos e pesquisas com grandes avanços nas mais diversas áreas desde a agricultura às viagens espaciais, por exemplo. Na medicina as conquistas que as pesquisas feitas em universidades conseguiram alcançar parecem insondáveis. Todos os dias inúmeras são as descobertas, tanto na produção de novos equipamentos, instrumento, medicação, quanto no avanço do próprio tratamento. Quem nunca sonhou com a cura do câncer, Alzheimer, HIV e tantas outras doenças que assolam a população há muito tempo.

Diante de uma crise sanitária mundial, como a da COVID-19, a sociedade vem cobrando diariamente uma solução para os problemas que o vírus trouxe. A universidade se viu em posição de destaque e nunca foi tão pressionada como agora. Foram diversos episódios que acabaram trazendo questionamentos sobre a importância e a credibilidade dos trabalhos desenvolvidos pelas universidades públicas, principalmente as brasileiras. Por outro lado, a população mundial assistiu à corrida diária das universidades na tentativa de achar uma vacina, medicamento e até mesmo equipamentos que pudesse combater o Coronavírus. Desde o início da pandemia, uma parte dos pesquisadores e cientistas do mundo todo correm contra o tempo para salvar vidas, buscando entender o vírus para produzir uma medicação ou até mesmo uma vacina, enquanto outros buscam amenizar ou solucionar problemas imediatos, como a criação de respiradores de baixo custo e equipamento de proteção.

Embora muitos pensem que as universidades pararam, principalmente as públicas, não é verdade. Talvez seja necessário esclarecer que a universidade vai além do ensino. Ela faz parte de um universo muito maior de atividades, formado também pela pesquisa, extensão, inovação tecnológica e empreendedorismo tecnológico, que têm auxiliado o país no enfrentamento da pandemia. Também é importante lembrar que quando se enfraquece o desenvolvimento científico nas universidades está-se enfraquecendo também a solução de inúmeros problemas da sociedade.

Por outro lado, notavelmente as universidades estão sendo comprimidas para se adaptar à nova realidade. Isso porque os avanços das tecnologias da informação passaram a desafiar os modelos tradicionais de ensino até então muitíssimo utilizados pelas universidades. Nesse turbilhão de questionamentos, apoios e elogios, a Universidade Pública se viu em uma nova realidade, onde seu ensino de qualidade precisa ser preservado. É provável que muitos não tenham refletido sobre o assunto, mas para que essa mudança de fato ocorresse a estrutura inteira da universidade precisou ser adaptada. As tecnologias da informação ficaram mais presentes no dia a dia do técnico-administrativo, professor e alunos. Para essa nova realidade, mais do que nunca os gestores universitários precisaram unir conhecimentos gerenciais e muita criatividade. A nova realidade nas universidades trouxe desafios gigantescos a serem enfrentados, ou seja, foi necessário transformar parte da sua estrutura e remodelar processos.

Para se adaptar à nova realidade, a universidade pública brasileira precisou antes de qualquer coisa se conhecer, conhecer a realidade de seus servidores e alunos, a sua estrutura física, como equipamentos, sistema, rede e suporte técnico, para que pudesse servir à sociedade com a qualidade que até então vinha operando. De fato, a universidade se difere de qualquer outro tipo de instituição ou organização, já que possui estrutura e missão complexas.

A universidade é fonte de transformação. Ela deve ser exemplo de mudança e aprendizado. Os desafios impostos pelo novo Coronavírus mostraram às universidades públicas brasileiras que é necessário repensar a instituição e as estratégias de seu desenvolvimento, para que possa alcançar o futuro que tanto almeja.

*Daniel Nascimento-e-Silva: Professor e pesquisador do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

*Dauana Berndt Inácio: Mestranda em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Este artigo é de responsabilidade dos autores e não reflete necessariamente a visão do INPEAU