Gestão da Educação Superior e Pandemia

09/09/2020 19:19

Fonte da foto: arquivo pessoal.

.

Por Maria Clara Kaschny Schneider

As instituições de Ensino Superior desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de um país e, mais do que isso, provocam transformação e melhoria, não só por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, como também pelos debates e reflexões acerca da sociedade. Então seu papel vai muito além da formação de pessoas. Estamos vivendo um período complexo, difícil e inusitado com a Pandemia da Covid-19 e, as instituições são chamadas a contribuir com esse momento desafiador, não somente com Pesquisa e Ciência, que são imprescindíveis para que superemos essa fase, mas também porque nosso compromisso com a sociedade se dá em todas as áreas do conhecimento humano para analisar, refletir, repensar e propor! Desde a suspensão das aulas presenciais temos enfrentado, dia a dia, questões cruciais que nos provocam a encontrar novas formas de atuar em todas as frentes. Enfrentando os impactos e buscando diminuir os efeitos negativos que atingem a todos.

No Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, quando suspendemos as atividades presenciais, a decisão de não suspender calendário foi tomada para manter a conexão com os estudantes. Foi difícil e controversa, porém garantiu que começássemos a aprender nesse novo cenário. Dos institutos federais, somente oito tomaram essa decisão, mas hoje praticamente todos estão em aulas e atividades não presenciais. Claro que cada instituição tem seu contexto para analisar e decidir mas para nós foi importante,  garantir minimamente formas de articulação com os estudantes. […]

Continue lendo aqui