Módulo III – Curso Gestão e Liderança 2016

23/05/2016 00:02

Encontros Regionais do Curso Gestão e Liderança 2016

 

1Entre os meses de maio e junho de 2016 será concluído o terceiro módulo do Curso de Gestão e Liderança 2016, denominado Etapa Regional, aos servidores do IFSC em todas as mesorregiões de Santa Catarina. Os primeiros encontros ocorreram nos dias 19 e 20 de maio, em Chapecó; 30 e 31 de maio, em Criciúma, 09 e 10 de junho, em Jaraguá do Sul. Nos dias 20 e 21 de junho e 27 e 28 de junho serão realizados em Florianópolis.
2Estão sendo capacitados 109 servidores do Instituto Federal de Santa Catarina, que atuam em cidades de todas as regiões do Estado, sendo Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Geraldo Werninghaus, Itajaí, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão e Xanxerê.
3As etapas regionais ocorrem durante dois dias em cada encontro, tendo como uma das disciplinas Diagnóstico Regional, ministrada pelo prof. Fabrício da Silva Attanásio, cuja prática pedagógica contribui para que os cursistas, em grupos, definam diagnósticos de necessidades regionais em seus campi. A conclusão da disciplina traz aos cursistas conceitos, importância e tipos de diagnósticos; públicos-alvo e outros atores envolvidos no diagnóstico; planejamento do diagnóstico; análise e interpretação do diagnóstico, bem como a socialização dos resultados obtidos a partir do diagnóstico.
6A disciplina Gestão de Projetos também é ministrada nos encontros regionais, pelo prof. Maurício Rissi, que busca apresentar o que é um projeto; a distinção entre projeto e processo; o ciclo de vida de um projeto; os elementos básicos dos projetos; o planejamento e controle de projetos com o uso de programas de computadores específicos, além de seleção e avaliação de projetos.

54O prof. Raphael Schlickmann atua na disciplina Gestão Pública, também elencada nos encontros regionais, com apontamentos conceituais, princípios e papel da administração pública; sua evolução e os desafios atuais, bem como a gestão pública aplicada ao IFSC, com a contribuição do prof. Érico de Ávila Madruga.

7 8 9