08/05/2015 13:07

CURSO IGLU BRASIL 2015 PARA DIRIGENTES UNIVERSITÁRIOS

.

DSC_0011O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em parceria com o Instituto de Gestão e Liderança Universitária – IGLU, da Organização Universitária Interamericana – OUI, do Canadá, realiza mais uma edição do Curso de Gestão e Liderança Universitária, com o objetivo de capacitar dirigentes universitários que atuam no setor da educação superior no Brasil e no Exterior.

.

DSC_001222 dirigentes de Instituições de Ensino Superior reuniram-se em Florianópolis, de 17 a 21 de agosto, com o objetivo de participar do Módulo I, etapa presencial do curso. O grupo conta com profissionais que ocupam cargos de alta direção em Universidades, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Centros Universitários com diferentes perfis, (vice-reitores, pró-reitores, diretores e coordenadores) provenientes dos segmentos público e privado, com distintas vocações, ou seja, particulares ou comunitárias, laicas ou confessionais, trazendo heterogeneidade e forte diversidade para o curso, o que enriquece e eleva ainda mais o nível das discussões. Além dos diversos perfis institucionais, o grupo apresenta grande diversificação também no que diz respeito a localização geográfica, uma vez que os participantes são provenientes dos estados de Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

.

DSC_0015Contando com a maestria de renomados professores e profissionais que atuam no cenário da educação superior, o grupo de Igluístas tem a oportunidade de refletir sobre temas de alta relevância e complexidade, estudando as diferentes problemáticas da gestão educacional contemporânea e aprofundando questões relacionadas aos princípios da educação superior, modelos de gestão universitária, inovação e geração de valor, gestão de pessoas, internacionalização e gestão da cooperação internacional, gestão de conflitos, avaliação e autoavaliação institucional, gestão de processos, planejamento e gestão estratégica.

.

O grupo teve, também, a oportunidade de contar com a participação do Ex-Reitor da UFSC, prof. Antônio Diomário de Queiroz, que proferiu palestra sobre Uma Visão Estratégica da Gestão Universitária, trazendo visões sobre os novos modelos, novas realidades e olhares sobre a gestão da educação superior.

.

DSC_0018Uma importante atividade ocorrida no decorrer da semana foi a discussão e a apresentação dos temas dos projetos de intervenção que cada participante deverá desenvolver no transcorrer do curso. A forte contribuição de cada Igluísta, certamente trará soluções interessantes para as questões administrativas e acadêmicas das IES, servindo como fonte inesgotável de leituras e reflexões sobre o tema da gestão educacional.

.

Mesmo nos momentos extra-classe, o grupo permaneceu reunido, propiciando momentos de descontração, que servem como oportunidade para dar segmento à troca constante de ideias e de busca de soluções aos problemas comuns que afetam a eficácia da gestão institucional.

.

Após a realização desta primeira etapa presencial, o grupo já prepara para a realização das disciplinas que compõem o Módulo II, que será feito a distância e que ocorrerá nos próximos quatro meses.

.

DSC_0027Da mesma forma, neste período, os Igluístas direcionarão seus estudos para a análise dos modelos de gestão, da cultura organizacional e da realidade das instituições de educação superior estrangeiras, filiadas à Organização Universitária Interamericana – OUI, que estão se preparando para a recepção aos dirigentes que realizarão o estágio internacional in loco.

.

O estágio internacional – Módulo III oferece a possibilidade de conhecimento de outras culturas de práticas pedagógicas e de outros modelos de gestão institucional, contribuindo de maneira integral para a formação e para a capacitação dos dirigentes institucionais, estimulando o desenvolvimento de liderança e o estabelecimento de novas relações interinstitucionais, visando o amadurecimento das reflexões sobre a gestão educacional.

.

DSC_0033A quarta e última etapa, que será presencial em Florianópolis no mês de maio de 2016, encerrará o Curso com a apresentação pelos Igluístas dos resultados de seus projetos a serem implementados nas suas instituições.

Contribuição textual: Profª Luciane Stallivieri e Prof. Pedro Antônio de Melo