Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária começa 2009 a todo vapor

19/02/2009 11:44

O Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) começa o ano a todo vapor. No final de 2008 teve aprovado o projeto “Formação docente e qualidade na Educação Básica”. Agora, no início de 2009, recebe a notícia da aprovação do projeto “Universidade e sociedade: cooperação transnacional e interinstitucional de conhecimentos em Educação Superior”. Somente esses dois projetos envolvem diretamente 30 pesquisadores que, com as suas produções, corroboram com o objetivo do Instituto de ‘gerar, disseminar e preservar o conhecimento científico e tecnológico desenvolvido na área de Administração Universitária, visando à construção de um moderno sistema de educação superior’.

O Inpeau foi criado em 2004, assumindo o histórico do antigo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Nupeau) que desenvolvia atividades de ensino, pesquisa e extensão desde 1988. O instituto atua desde então como agente promotor de mudanças, tendo como foco a formação de profissionais das Instituições de Educação Superior (IES), públicas e privadas. À frente do Inpeau, o vice-diretor Pedro Melo salienta que o instituto “tem contribuído com a reflexão crítica e o desenvolvimento do potencial humano e intelectual de dirigentes, servidores técnico-administrativos e docentes, além de estar presente na formação de mestres e doutores”.

De acordo com Melo, o Inpeau também tem uma atuação importante na organização de eventos, como o ciclo de seminários ‘Universidade em Debate’ realizado na UFSC, o Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, que está em sua oitava realização, afirmando-se como espaço de reflexão latino americana sobre as questões das instituições universitárias, e na publicação de artigos e da Revista da Gestão Universitária na América Latina (GUAL). Em quase cinco anos, a atuação do Inpeau se ampliou fortemente no âmbito da produção científica e da cooperação técnica entre instituições nacionais e internacionais. A equipe do Inpeau comemora, agora, os dois novos projetos que deverão ser implementados em 2009, trazendo novos conhecimentos para o debate público sobre a educação superior e a gestão universitária no Brasil.

O projeto “Formação docente e qualidade na Educação Básica” [edital 001/2008 da Capes/INEP/Secad] tem o objetivo de analisar as relações entre a formação docente e a qualidade da educação básica brasileira. Serão implementadas ações regionais em 2009 e nacionais em 2010, que resultem no reconhecimento da realidade brasileira no que tange a formação de profissionais que atuam na educação básica, ajudando a identificar os problemas existentes na escola.

O projeto “Universidade e sociedade: cooperação transnacional e interinstitucional de conhecimentos em Educação Superior”, [apresentado no edital 009/2008 do Programa CAPES-FCT] tem como objetivo conhecer e analisar o processo de transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos do Socius da Universidade Técnica de Lisboa para o segmento empresarial a partir das diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional.

O Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (Socius) é uma unidade de investigação integrada ao Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, acreditada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e classificada como ‘excelente’ desde 1999, no âmbito do Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de Investigação e Desenvolvimento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Os pesquisadores do Inpeau farão trocas e produções científicas com os pesquisadores portugueses no intuito de encontrar subsídios para uma discussão mais profunda sobre a aproximação entre as universidades e as empresas.

Esse projeto vem afirmar o convênio de cooperação, intercâmbio e assistência técnica que detém o Inpeau e o Socius desde 2005. Parceria essa que tem como interesse comum a área da Administração Universitária e busca propiciar, às instituições envolvidas, cobrir a demanda por níveis mais elevados de formação de profissionais para seus quadros de dirigentes superiores.

Notícia Publicada em: http://www.agecom.ufsc.br/index.php?secao=arq&id=8444