INPEAU aprova projeto do Observatório da Educação

13/10/2008 11:44

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU) aprovou um projeto no edital nº 001/2008 da CAPES, denominado Observatório da Educação. Trata-se de Programa de fomento, vinculados à CAPES e ao INEP, que visa ao desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de educação. Tem como objetivo estimular o crescimento da produção acadêmica e a formação de recursos humanos pós-graduados, nos níveis de mestrado e doutorado por meio de financiamento específico.

O projeto aprovado, sob coordenação do Dr. Pedro Antônio de Melo, teve como título “FORMAÇÃO DOCENTE E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA”, com objetivo de analisar as relações entre a formação docente e a qualidade da educação básica brasileira. Para isso, foram delineados os seguintes objetivos específicos:

a)   Identificar as políticas governamentais para a formação docente e para a educação básica no Brasil;

b)   verificar a relação entre as políticas governamentais para a formação docente e os resultados da educação básica;

c)   levantar os cursos de licenciatura nas microrregiões do estado de Santa Catarina;

d)   analisar dados e indicadores disponíveis no INEP sobre cursos de formação docente no Brasil;

e)   identificar os cursos de educação básica existentes no Brasil;

f)   conhecer e analisar os dados e indicadores disponíveis no INEP sobre cursos da educação básica;

g)   comparar os indicadores dos cursos de licenciatura com os da educação básica;

h)   propor indicadores e diretrizes para a formação docente e para a educação básica no Brasil.